Na semana seguinte a que assisti ao filme Julie & Julia, o Gu me deu o livro Mastering de Art of French Cooking. O livro, que possui as receitas e história de Julia Child, é muito bacana e bem útil: posso praticar inglês, conheçar os utensílios domésticos da década de 50, aprender a cortar e limpar patos ou outros bichos, e cozinhar - afinal possui as receitas da Julia que incentivaram a Julie ir para a cozinha.
Depois de passar 2 semanas só lendo, refletindo e estudando, resolvi aproveitar o domingão para pôr em prática um dos pratos e assim já treinar o que vou preparar no almoço de Dia das Mães.
Escolhi o Bouef Bourguignon. Foi ele que a Julie queimou no filme. Queria experimentá-lo e também usar - dentro do forno - minha Le Creuset.
Esse é um dos poucos luxos que tenho na cozinha. Só não tenho outros por falta de "tempo". Adoraria ter a cozinha repleta de facas, panelas, e outras coisinhas mais.
A Le Creuset ganhei do Gu. Presente de aniversário de casamento. Tem muita gente que diz detestar esse tipo de presente - de duas, uma: ou a pessoa não gosta de cozinha ou tem síndrome de dona de casa dos anos 70. A mulher contemporrânea não tem este tipo de problema. Pode ganhar um bolsa ou um utensílio doméstico, depende do momento, do hobby, da precisão. Voltando a receita, quer dizer, dessa vez eu não escreverei a receita. Ela está no livro ou em vários sites como este aqui: http://mixirica.uol.com.br/?id=800
Mas posso dizer que, embora a panela tenha que ficar no forno por cerca de 2 horas e meia, o restante do prato é possível de ser preparado bem rapidamente.
O bouef ficou maravilhoso. Realmente poderei prepará-lo no almoço de Dia das Mães. A carne - usei 500g de músculo e 500g de alcatra - ficou bem macia e o molhinho irresistível.
Pronto!!! Já passei pelo primeiro prato do livro. Agora só faltam alguns vários outros.