Ainda sinto o cheiro da casa da minha avó Laura. Só não sei se o aroma é da porpeta, do molho de tomate ou do bife pizzaiolo.Tudo era delicioso!!
As vezes, me pego preparando pratos na cozinha e me pergunto como eu faria se não tivesse esse gene. Decididamente o toque italiano da vó Laura misturado com a culinária brasileira da vó Julieta me fizeram a cozinheira que sou.
Esse final de semana não só senti o aroma do bife pizzaiolo da vó laura como provei-o. Resolvi, sem mesmo me lembrar direito dos ingredientes, prepará-lo.
Liguei pra minha mãe e pedi umas dicas. E até que ela explicou direitinho. Depois mãos à massa.
Passados 20 min, lá estava o Gu....Humhumhum....foi o que ele disse.
Acho que pelo nome do prato vocês já devem imaginar do que se trata. Pois bem...o prato nada mais é do que um bife com cobertura de tomates, cebola e mussarela. Algo saboroso para ser feito na pressa, sem muita preocupação com a aparência do prato.
Vamos a receita:
Numa frigideira grande, coloque um fio de azeite e passe 1 ou 2 bifes que podem ser de alcatra, file mignon ou baby beef. Eu usei baby beef. A carne deve estar temperada com pimenta em grão e sal grosso ou flor de sal.
Depois coloque 4 ou 5 cabeças de alho amassadas no centro da frigideira. No entorno 2 a 3 tomates maduros (aqueles próprios para fazer molho) cortados em cubos e em cima da carne 1 cebola cortada.
Adicione manjericão e orégano desidratados.
Tampe a frigideira.
Passado tempo suficiente para apurar e cozinhar o tomate e cebola (eles vão soltar água e virarão quase um molho), cubra tudo com mussarela fatiada e tampe a frigideira novamente.
Mussarela derretida, prato pronto para ir à mesa!!!
Viram como é fácil. Agora é só ir pro fogão e todos vocês sentirão o aroma da casa da Nona...
Passei 30 anos comendo miojo, sanduíche e bolacha Bono quando dava fome e não tinha nenhuma comida pronta. Depois dos 30 e de me casar com um comilão e entusiasta, comecei a surfar na cozinha e não é que deu certo! No paralelo, passei a frequentar mais restaurantes, de diferentes especialidades e nacionalidades. Experimentei novos gostos e sabores e aqui vou dividi-los com vocês.
quinta-feira, 24 de junho de 2010
terça-feira, 22 de junho de 2010
O retorno
Estou há quase um mês sem escrever aqui! Fiquei um tempo fora do ar pelos compromissos que, apesar de não terem me impedido de comer, me levaram a degustar apenas pratos prontos ou fast / junkfood. Outro período porque fui experimentar a culinária mediterrânea.
É isso mesmo!! Sai de férias e fui para Paris e Portugal.
Lá tive a oportunidade de experimentar pratos deliciosos, que não ouso fazê-los por aqui.
Mas quero compartilhar as fotos dos pratos e endereços dos locais com vocês. Durante os próximos dias trarei estas informações. Preparem-se!!!
É isso mesmo!! Sai de férias e fui para Paris e Portugal.
Lá tive a oportunidade de experimentar pratos deliciosos, que não ouso fazê-los por aqui.
Mas quero compartilhar as fotos dos pratos e endereços dos locais com vocês. Durante os próximos dias trarei estas informações. Preparem-se!!!
Assinar:
Postagens (Atom)