A empresa do meu marido fica no centro da cidade de São Paulo. Lá a maioria dos restaurantes são os chamados PFs ou self service. Também é comum encontrar aquele tipo de lanchonete que vende um pouco de tudo: às 7h da matina um pingado, às 9h um pão de queijo e na hora do almoço tem uns 3 tipos de PFs, sem esquecer da cervejinha do final do expediente.
Eu então fui almoçar com o Gu num destes restaurantes. Lotado, vários garçons servindo, 3 pratos do dia e mais uns tantos no cardápio.
Escolhemos um bife a parmeggiana, que estava muito bom, mas enquanto eu saboreava-o um dos garçons passou pela mesa com um belo filé de frango acompanhado de panaché de legumes. Prato excelente pra quem quer controlar o peso, leve, saboroso...
Na hora que o vi, comentei com o Gu: "Nossa, se eu soubesse que tinha frango com panaché de legumes teria pedido". E ele rindo me respondeu:"Pena que o garçom não teria entendido." E continuou: "...panaché, cachepot, bechamel, para ele é tudo a mesma coisa. Aqui aquele prato é filé de frango com legumes.Pare de frescura."
Demos muita risada. E eu me dei conta como alguns pratos muito simples tomam outra dimensão por terem nomes altamente sofisticados, até parecem que saíram de algum restaurante de chef renomado.
Realmente, panaché de legumes é gostoso, mas não passa de um mix de legumes.
Pra quem não sabe como elaborar este charmoso prato, lá vai a receita:
Panaché de legumes
1 Cenoura grande em pedaços
2 Batatas médias em cubos
4 buquês de Couve Flor
2 colheres de sopa de Manteiga
Tempero Verde
Sal
Preparo:
1. Cozinhar todos os legumes al dente, respeitando o tempo de cozimento de cada legume. Escorrer os legumes e passar na água gelada para parar o cozimento. Escorrer novamente.
2. Na panela de cozimento, derreter a manteiga, juntar o temperoro verde e em seguida colocar os legumes e envolver todos delicadamente. Acerte o sal e sirva quente.
Também me lembrei da época em que trabalhei e comia no bandejão da Natura. Embora a comida fosse muito boa, havia muita repetição de pratos mas não de nomes. Eles faziam o filé de frango cortado em tiras e chamavam de Iscas de frango. Bonito nome, hein?
E o molho béchamel? O que falar dele?
Outro dia minha mãe sugeriu que minha empregada fizesse espinafre com molho bechamel. E ela me olhou com uma cara. Molho o que? Logo traduzi: molho branco.
O prato ficou uma delícia. E depois do meu almoço ao centro parei pra pensar se de fato é tudo a mesma coisa (molho branco, bechamel) ou se há diferença entre os dois.
Quanta descoberta. Vale um novo post.