terça-feira, 17 de agosto de 2010

Grego



Nunca fui à Grécia mas se ela tiver o clima, o cheiro e o sabor do restaurante grego Acrópoles, é uma delícia.

Domingo fui com os amigos queridos Re Barros e Rodrigo (e outros que fiz lá) pela 3 vez neste restaurante. Lugar bom, a gente volta!!!

Não seria para menos, o Acrópoles é um dos 8 restaurantes brasileiros da lista de roteiros do "1000 lugares para conhecer antes de morrer".

Fundado em 1959, no bairro do Bom Retiro -próprio dos imigrantes gregos, judeus e mais recentemente coreanos -. É comandado pelo Sr.Thrassyvolos Georgios Petrakis, que chegou da Grécia em 1961, e em 63 começou a trabalhar na casa como cozinheiro, depois foi garçom, gerente e sócio. Atualmente, ele roda pelo pequeno salão, conversa com os clientes, pergunta porque não comemos tudo do prato (né, Gu?) e faz pose para foto, como a que vemos aqui.

O ambiente é pequeno e pitoresco. Não há cardápio. O garçom nos pergunta o que queremos beber - isto inclui uma descrição básica de 3 ou 4 vinhos - e verifica se queremos salada, que por sinal é imperdível, leva queijo feta e no nosso almoço foi preparada na nossa mesa, pelo próprio Sr. Petrakis. Depois da entrada, o garçom volta à mesa e nos "manda" para a janelinha da cozinha. Isso mesmo, escolhemos os pratos in loco. Os cozinheiros têm cara de bravos (eu sempre levo alguém comigo para este momento da escolha) mas sabem preparar os pratos como ninguém.

A comida é super saborosa. Há moussaka - prato parecido com lasanha de beringela -, carneiro, lula recheada, arroz de frutos do mar, camarão a parmeggiana. Tudo uma delícia.

Já comi a moussaka e a lula. Prefiro a moussaka, apesar de adorar frutos do mar. E garfei o camarão e carneiro do Gu, que são uma delícia.

As sobremesas por sua vez não são maravilhosas. Acho que vale a pena sair de lá, economizando a caloria do doce ou seguir para uma doceria.

Mas isso não faz diferença, pois os pratos salgados são imperdíveis e de fato todo mundo tem que prova-los antes de morrer.

4 comentários:

  1. Stef, você já foi na Casa Garabed de comida armênia? Vale!

    ResponderExcluir
  2. Stef, vc deixou sua amiga grávida com muita água na boca! Não valeee! Aqui um Portugal não tem nenhum restaurante Grego :-(
    Mas encontramos sempre no supermercado os iogurtes divinos e o tzatzik (iogurte com pepino), que também é dos deuses.
    Saudades, muitas saudades de vcs.

    ResponderExcluir
  3. Lucia, amei seu post! De fato, domingo foi um almoço especial: restaurante comida nota 10 e cia do casal mega divertido nota 1000! Super obrigada por compartilhar esta experiência conosco!

    ResponderExcluir
  4. Stef, as vezes que fomos ao Acrópoles nos deixaram a exata sensação que você, sempre com muito conhecimento de causa, descreveu: lugar simples, pitoresco e de comida absolutamente imperdível. Discordo num único ponto, porém. A lula é infinitamente melhor que a moussaka! Questão de gosto, porque ambos os pratos estão em excelente altura e eu nunca comi moussaka melhor que a do Acrópoles! É só um gosto especial pela lula que me faz "virar os olhos"...
    Resultado do seu post (que eu, aliás, adorei)?
    Água na boca e fome, muita fome!
    Um beijo.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu pitaco!!!