domingo, 11 de abril de 2010

Coxinha


Hoje conseguimos ir ao Veloso. Há tempos temos tentado entrar lá mas ultimamente essa tarefa não tem sido muito fácil, o bar anda lotado. E eu ando sem paciência de ficar em pé, na calçada, esperando. Mas hoje o frriozinho esteva inspirador.

Pra quem não conhece o Bar do Veloso fica numa rua calma da Vila Mariana, ao lado da caixa d' água, e tem como especialidades as famosas coxinhas e as caipinhas.

Eu fui lá pela primeira vez levada pelo meu irmão. Vocês vão perceber nos meus posts que antes de conviver com o marido comilão tinha em casa um irmão que me levava experimentar as delícias junks da cidade ou as preparava em casa de madrugada (detalhe: antes de preparar ele me perguntava se eu queria, e como eu sempre já estava na cama, recusava. Mas ao sentir o cheirinho vindo da cozinha, me levantava e atacava. Viva a cultura do meio!!! - tema pra outro post). Nasci, então, cercada por boas comidas!
Logo na primeira vez que fui ao Veloso, provei a coxinha e nunca mais me esqueci. Ela é sensacional, cremosa e temperada por dentro e crocante por fora.
Lá, também, existem outras delícias como o bolinho de carne, a feijoada que é servida aos sábados, o bife a milanesa ou o ancho com salada e fritas, o escondidinho de carne seca etc. Mas sempre quando vou lá, abro o apetite com uma porção de coxinhas.
Além das comidas, ele é conhecido pelas premiadas caipinhas que são preparadas pelo Souza. Já experimentei algumas mas como prefiro chopp, quando vou lá fico com a tulipa de chopp Brahma.
Já levei ao Veloso algumas pessoas queridas: meus sogros, a Karina e o Fernando, a Mel, a Nina... E com certeza vou continuar levando os amigos, pois pelo menos 1 vês por mês bate aquela saudade da coxinha.
Escrevendo este post parei pra pensar como gosto desta comidinha. Me lembro que, quando criança, ía com meu pai comprar comida na rotisserie Bologna e lá, enquanto esperávamos, comíamos uma deliciosa coxinha. Também na infância / adolescência ía à Rosima com meu irmão comer o mesmo prato. Hoje em dia não vou mais ao Bologna, embora o Baixa Augusta esteja na moda. Mas na Rosima, toda vez que tenho que fazer alguma coisa na hora do almoço nos Jardins, dou uma passadinha.
Estes endereços e outros vocês encontrar no Mapa das Coxinhas, acabei de encontrá-lo na net.
Mas na minha opinião a melhor de São Paulo é a do Veloso!!!

8 comentários:

  1. Stef, descobri hoje essa surpresa de blog... muito bom!!! Adorei!
    Vale lembrar que ainda me deve a apresentação desta coxinha, heim?! No nosso dia também não tivemos paciência de esperar em pé o povo desanimar e liberar algum lugar. Esta aí o local do próximo happy!
    Quanto ao blog... parabéns e eu vou copiar as excelentes dicas, pois estou gostando de ser aprendiz de cozinheira! Beijocas, querida!

    ResponderExcluir
  2. Que bom saber, adorooooo coxinha, ás vezes dá vontade de comer algo assim, já sabemos onde ir, uma vez estavamos sem fazer nada e resolvemos comer coxinha e nossos amigos nos levaram para comer uma que era maravilhosa perto da padaria (só que era em Sorocaba)...rsrs...continue dando dicas...gostei!!! Bjsss

    ResponderExcluir
  3. ahahah não me amta Steeefffff!!! Só de ler o título já dei risada sozinha!!! Vou ler o post, pq sei q não tem nada a ver com o que ri, mas vc bem sabe o que é ahahahah (fez homenagem hein?!) rsrs beijoooooo Thais

    ResponderExcluir
  4. Fechado. A próxima saída das panariças no Bar do Veloso!!! Fiquei morrendo de vontade! Bjus

    ResponderExcluir
  5. Fã....vcs teem que vir a Minas para se deliciarem com o comida de ''buteco".Aí....quando formos a Sampa vc fica devendo o tour ao Veloso.Uai!!!!!Nada mais justo sô!

    ResponderExcluir
  6. Sorte sua é ser magérrima né. Esse tipo de comidinha de buteco aqui no Rio é o que a galera mais aprecia. Maneiro teu blog, gostei, gostei...Eu tb adoro cozinha...Vamos trocando figurinhas, ou melhor, receitinhas, mantendo um intercâmbio sampa/rio. Beijos, maleta!

    ResponderExcluir
  7. Adoro a coxinha do Veloso!! Com uma pimentinha então,hum... que água na boca! Aqui em Brasília ainda não encontrei uma coxinha gostosa. Snifff

    ResponderExcluir
  8. Tendo a discordar da sua opinião sobre as coxinhas; ainda prefiro a de peito (pedaço inteiro) da Rosima. Outro que deve ter uma opinião mais especializada nesse assunto e não sei se sabe de seu blog é o Adriano. A propósito, dentre as iguarias do Veloso, vale lembrar que o bolinho de carne lembra a "porpeta" da Laura e qualquer das sugestões fica melhor se acompanhada de caipirinha de caju com Nega Fulô.
    E vc ainda come 5 meios pedaços de pizza?
    bj
    Otávio

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu pitaco!!!