sábado, 3 de abril de 2010

Tô começando bem

Este é meu primeiro post. Acabei de criar meu Stef de cozinha e vou inaugurá-lo com um almoço de aleluia muito especial.
Almocei com as minhas melhores amigas - As Panariças -. Uma delas mora em Barcelona e há mais de 2 anos não vinha para o Brasil. Desceu do avião e caiu na sala da minha casa, pra almoçar.
Que delícia!!! Era tudo o que eu queria neste Sábado de Aleluia.
Pensei muito no que preparar e cheguei a conclusão que esta visita não merecia um risoto de algum ingrediente afrescalhado ou uma comida indiana, mas sim uma comida brasileira.
Preparei um picadinho, arroz, tartar de banana e comprei farofa e feijão preto (cozinho de tudo menos feijão, acho que tenho medo de me arriscar e descobrir que quem cozinha bem na família é a minha avó Julieta. O feijão dela era tão maravilhoso que eu comia puro, com farinha e de colher. Coisa de interior, meus amigos cosmopolitas certamente não sabem o que é isso).
Vamos lá para as receitas dos pratos principais:
Picadinho
File Mignon cortado na ponta de faca
Tomate sem pele e caroço
Ervilha fresca
Cebola
cebolinha e salsinha
Refogue o file mignon na manteiga, tempere com pimentta do reino, flor de sal,tabasco
Acrescente cebola picadinha e depois 2 tabletes de caldo de carne dissolvidos em água fervente e deixe cozinhar
Acrescente tomate e ervilha
e ao final cebolinha e salsinha
Pronto!!!
Tartar de Banana - a partir de agora vou chamá-lo de Tartar das Panariças
Pique 3 bananas nanica, acrescente 1 colher de vinagre branco e flor de sal. Misture bem e coloque 1 cebola roxa bem picadinha e salsinha. Coloque 1 colher de azeite e pronto!!!
Os dois itens acima eu vi sendo preparados pela chef de cozinha do Bar D. Onça (minha primeira dica de restaurante. Vá e desfrute de uma ótima refeição num edifício obra de arte - ed. Copan, de Niemeyer, em S. Paulo.).
O almoço foi uma delícia. As meninas adoraram a comida mas o melhor não estava na mesa mas à mesa. A companhia delas é realmente sensacional.
Que dia, encontro maravilho, comida boa e uma estréia!

8 comentários:

  1. E tava bom mesmo. Não pude comer no almoço mas mesmo requentado a noite, lambi os beiços.

    ResponderExcluir
  2. Stef, Que orgulho!!! Amei! Parabéns!!!! Hummm me deu até vontade de fazer seu famoso picadinho! Vou tentar no próximo final de semana! bjo Re Barros

    ResponderExcluir
  3. Comida boa? É pouco... MA-RA-VI-LHO-SA!!! E com direito a muitas risadas, cervejinha gelada e muita emoção!! Parabéns Fanzitaaaa... por tudo! Ah, e adorei o nome do tartar...hehehe!! Te amo! Sô

    ResponderExcluir
  4. Quem é que disse que não sabe escreve? Stef, além de cozinhar muito bem, você detonou nas palavras! Parabéns! Inauguração de atitude!

    ResponderExcluir
  5. ops! esqueci de assinar... Pri

    ResponderExcluir
  6. INFELIZMENTE NÃO TIVEVE O PRAZER DE EXPERIMENTAR AS MARAVILHAS Q VC FAZ , MAS ESTOU PREPARADA PARA ARRISCAR........RSRSR
    REALMENTE VÓ JULIETA COZINHAVA COMO MUITO BEM ADORAVA O ARROZ À GREGA Q ELA FAZIA...
    AH JÁ COPIE A RECEITINHA DO PICADIHO.
    BJS
    SIBELE

    ResponderExcluir
  7. começou bem mesmo!!! tartar de banana, picadinho de filé mignon....que luxo...desconhecia essa sua faceta gastronômica! bjs, Neiva

    ResponderExcluir
  8. Stefinha! Que saudade de você!
    Adorei seu blog e esse assunto me interessa muito, vou passar sempre por aqui para descobrir boas diquinhas!
    beijos
    Gabi Callil

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu pitaco!!!