Este é meu primeiro post. Acabei de criar meu Stef de cozinha e vou inaugurá-lo com um almoço de aleluia muito especial.
Almocei com as minhas melhores amigas - As Panariças -. Uma delas mora em Barcelona e há mais de 2 anos não vinha para o Brasil. Desceu do avião e caiu na sala da minha casa, pra almoçar.
Que delícia!!! Era tudo o que eu queria neste Sábado de Aleluia.
Pensei muito no que preparar e cheguei a conclusão que esta visita não merecia um risoto de algum ingrediente afrescalhado ou uma comida indiana, mas sim uma comida brasileira.
Preparei um picadinho, arroz, tartar de banana e comprei farofa e feijão preto (cozinho de tudo menos feijão, acho que tenho medo de me arriscar e descobrir que quem cozinha bem na família é a minha avó Julieta. O feijão dela era tão maravilhoso que eu comia puro, com farinha e de colher. Coisa de interior, meus amigos cosmopolitas certamente não sabem o que é isso).
Vamos lá para as receitas dos pratos principais:
Picadinho
File Mignon cortado na ponta de faca
Tomate sem pele e caroço
Ervilha fresca
Cebola
cebolinha e salsinha
Refogue o file mignon na manteiga, tempere com pimentta do reino, flor de sal,tabasco
Acrescente cebola picadinha e depois 2 tabletes de caldo de carne dissolvidos em água fervente e deixe cozinhar
Acrescente tomate e ervilha
e ao final cebolinha e salsinha
Pronto!!!
Tartar de Banana - a partir de agora vou chamá-lo de Tartar das Panariças
Pique 3 bananas nanica, acrescente 1 colher de vinagre branco e flor de sal. Misture bem e coloque 1 cebola roxa bem picadinha e salsinha. Coloque 1 colher de azeite e pronto!!!
Os dois itens acima eu vi sendo preparados pela chef de cozinha do Bar D. Onça (minha primeira dica de restaurante. Vá e desfrute de uma ótima refeição num edifício obra de arte - ed. Copan, de Niemeyer, em S. Paulo.).
O almoço foi uma delícia. As meninas adoraram a comida mas o melhor não estava na mesa mas à mesa. A companhia delas é realmente sensacional.
Que dia, encontro maravilho, comida boa e uma estréia!
E tava bom mesmo. Não pude comer no almoço mas mesmo requentado a noite, lambi os beiços.
ResponderExcluirStef, Que orgulho!!! Amei! Parabéns!!!! Hummm me deu até vontade de fazer seu famoso picadinho! Vou tentar no próximo final de semana! bjo Re Barros
ResponderExcluirComida boa? É pouco... MA-RA-VI-LHO-SA!!! E com direito a muitas risadas, cervejinha gelada e muita emoção!! Parabéns Fanzitaaaa... por tudo! Ah, e adorei o nome do tartar...hehehe!! Te amo! Sô
ResponderExcluirQuem é que disse que não sabe escreve? Stef, além de cozinhar muito bem, você detonou nas palavras! Parabéns! Inauguração de atitude!
ResponderExcluirops! esqueci de assinar... Pri
ResponderExcluirINFELIZMENTE NÃO TIVEVE O PRAZER DE EXPERIMENTAR AS MARAVILHAS Q VC FAZ , MAS ESTOU PREPARADA PARA ARRISCAR........RSRSR
ResponderExcluirREALMENTE VÓ JULIETA COZINHAVA COMO MUITO BEM ADORAVA O ARROZ À GREGA Q ELA FAZIA...
AH JÁ COPIE A RECEITINHA DO PICADIHO.
BJS
SIBELE
começou bem mesmo!!! tartar de banana, picadinho de filé mignon....que luxo...desconhecia essa sua faceta gastronômica! bjs, Neiva
ResponderExcluirStefinha! Que saudade de você!
ResponderExcluirAdorei seu blog e esse assunto me interessa muito, vou passar sempre por aqui para descobrir boas diquinhas!
beijos
Gabi Callil